Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As principais cardiopatias

AS PRINCIPAIS CARDIOPATIAS SÃO
Infarto
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é causado pelo comprometimento da circulação coronária com oclusão total de uma ou mais artérias coronárias, provocando a necrose do tecido miocárdico por ela irrigado.

Isquemia
Quando o miocárdio deixa de receber o oxigênio adequadamente, aquela área desoxigenada fica isquêmica. O fluxo sangüíneo fica moderadamente reduzido para as áreas de transição entre os tecidos de perfusão normal e o núcleo central gravemente isquêmico. A isquemia difere do infarto que é acarretado pela falta de oxigênio permanente e as células morrem.

Aterosclerose
É outra doença que atinge os vasos sangüíneos. Não trazem danos imediatos ao coração.
Consiste numa progressiva diminuição da elasticidade das paredes das artérias, endurecendo-as, o que serve de obstáculo ao fluxo normal do sangue. Isso obriga o músculo cardíaco a um trabalho excessivo. Ocorre, principalmente, em pessoas de idade avançada e vai se agravando com o passar do tempo.
A doença aterosclerótica leve, em geral, é assintomática. Quando a lesão em crescimento restringe à luz do vaso, diminuíndo o fluxo de sangue, pode levar à isquemia do tecido irrigado pelo mesmo. Os sintomas dependem do órgão afetado e do grau de obstrução. Os agentes responsáveis pela aterosclerose são múltiplos, envolvendo fatores de risco tais como: a dislipidemia (que é a elevação dos níveis de triglicérides, ou triglicerídios, e de colesterol), a obesidade, o tabagismo, antecentes familaires, diabetes e stress.

Doença de Chagas
A doença de Chagas - cardiopatia chagásica - é causada por um protozoário - o TRYPANOSSOMA CRUZI - que é inoculado no ser humano por um inseto conhecido, popularmente, por barbeiro ou chupão. Esses insetos são encontrados nas áreas rurais, em habitações pobres cobertas de palha ou em casas de parede de barro onde vivem ocultos e depositam ovos. À noite saem do esconderijo, ocasião em que atacam o homem picando a face. A infecção invade vasos e tecidos, particularmente o coração, com aumento do músculo cardíaco (cardiomegalia). A doença pode ser transmitida por transfusão de sangue e por via placentária para os recém nascidos.

Febre Reumática
A febre reumática é ocasionada pela infecção das amígdalas pelo Streptococus Beta Hemolitico do Grupo A de Lmcefield. Muitas vezes destrói as válvulas do coração, levando à morte ou a incapacidade física. A infecção também pode ser pela pele.

Doenças Congênitas
Nas crianças, os distúrbios circulatórios mais graves são determinados por más formações congênitas do coração. Podem consistir na presença de comunicações entre as metades direita e esquerda do coração, com conseqüente mistura de sangue “limpo” (rico em oxigênio) com o sangue “sujo” (pobre em oxigênio). Ou, ainda, no estreitamento de uma das grandes artérias - a aorta e a pulmonar - que partem do coração. Quando o caso é mais grave e não há uma cirurgia reparadora, essas más formações podem ser incompatíveis com a sobrevivência do recém-nascido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário