Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As principais causas das doenças do coração no homem

As principais causas das doenças do coração no homem

Hereditariedade
Pessoas com avós e pais ou irmãos que já sofreram um infarto têm 03 vezes mais probabilidade de ser vítimas de um ataque cardíaco.

Hipertensão
O coração bombeia o sangue através das veias e das artérias gerando uma pressão conhecida como pressão arterial. Se tudo estiver funcionando bem, ela fica dentro de limites considerados normais, cujo ideal é uma máxima de 120 e mínima de 80. Mas, há uma série de problemas que elevam e mantém a pressão arterial acima desses limites causando a hipertensão arterial, que é perniciosa à saúde do coração. Aferir a pressão arterial significa determinar o fluxo do sangue pelas artérias. A pressão é máxima quando o músculo cardíaco se contrai e bombeia sangue para o resto do organismo. É mínima entre um batimento e outro, no momento em que o coração relaxa. Na pressão alta, o sangue está circulando com uma velocidade e uma força além das recomendáveis.
Isso causa danos, porque as paredes arteriais submetidas a um impacto muito grande sofrem uma erosão, que resulta na formação de sulcos abrindo caminho para depósito de gorduras.
A hipertensão também pode romper uma artéria - a isso se dá o nome de Derrame. Os hipertensos brasileiros somam cerca de 18 milhões de pessoas. Um terço não sabe que está doente e outro terço sabe, mas não se trata. Vale salientar que a hipertensão tem um forte componente hereditário. O consumo exagerado de sal é um dos principais fatores de risco da hipertensão. O perigo aumenta, porque poucos sabem que existe o “sal invisível”, aquele que já está contido, naturalmente, em muitos alimentos.

Sedentarismo
Uma excelente opção para aliviar o risco de formação de placas gordurosas nas artérias é a prática de exercícios físicos. O indivíduo sedentário tem 40% (quarenta por cento) mais de probabilidade de sofrer infarto, porque a falta de exercício constitui um grande risco para o desenvolvimento de doenças coronárias. A inatividade física também está associada a 35% (trinta e cinco por cento) das doenças cardiovasculares fatais. Concorre, ainda, para o desenvolvimento da obesidade e do diabetes. Além de saudável, está provado que as pessoas que já sofreram de problemas cardiovasculares e adicionaram à sua rotina algum tipo de exercício, tiveram maiores chances de sobrevivência. A explicação fisiológica é que o coração é um músculo e, como tal, precisa de exercícios freqüentes para se manter fortalecido. Além do que, quando o coração bombeia o sangue com maior rapidez pelo corpo, os vasos sangüíneos se dilatam para acomodar o fluxo adicional. O resultado é uma diminuição da pressão em todo o sistema cardiovascular.

Colesterol Alto
O colesterol é um dos compostos mais importantes para o organismo e essencial para o funcionamento do coração. É uma lipoproteína que serve de matéria prima na produção e síntese de hormônios e vitamina D e na composição da membrana das células. O fígado é o responsável pela produção do colesterol, mas uma boa parte da gordura provém de alimentos gordurosos.
Em excesso, o colesterol é um dos fatores que leva à ocorrência do infarto e derrame. Forma depósitos espessos denominados placas nas paredes das artérias dificultando a circulação.

As principais gordura do sangue são:
HDL - partículas de colesterol que promovem a saúde. Ajuda a “varrer” o colesterol mal do interior das artérias. Funciona como uma espécie de desentupidor recolhendo as gorduras grudadas nas paredes arteriais e as despeja no fígado onde são emulsionadas e eliminadas.
LDL - são partículas que prejudicam a saúde. Passam por reações químicas que facilitam a deposição de células que se acumulam nas paredes dos vasos. É um processo silencioso que só é descoberto pelo exame
do sangue.
LIPOPROTEÍNA - nos últimos anos, os pesquisadores identificaram uma outra forma de ácido graxo que pode ser chamado de colesterol ruim. Denominada de lipoproteína (a) ela se comporta como o LDL no organismo. Os níveis de lipoproteína dependem mais do genes do que da dieta, por isso são difíceis de controlar. Quando em excesso acelera o endurecimento das paredes das artérias.
TRIGLICERÍDIOS - são um tipo de gordura que predispõem a camada interna das artérias à penetração do colesterol.

Tabagismo
O tabagismo é responsável por um a cada seis óbitos. A freqüência cardíaca e a pressão arterial se elevam durante o ato de fumar. Os fumantes têm maiores possibilidade de apresentar doenças cardiovasculares, trombose coronária, ataque cardíaco e problemas circulatórios. Os indivíduos que fumam mais de uma carteira por dia têm risco 5 vezes maior de morte súbita do que o não fumante. A conclusão de estudos - realizados pela Associação Cardíaca Britânica e assinada pelo cardiologista Rory Collins, professor da Universidade de Oxford, - é que o cigarro é responsável por 80% de ataques cardíacos em pessoas com mais de 50 anos.

Obesidade
É considerado um fator indiscutível do encurtamento de vida. O obeso é duas vezes mais propenso a ter uma doença do coração, como o infarto do miocárdio, além de favorecer o aparecimento do diabetes e da aterosclerose ou arterosclerose

Diabetes
É caracterizado pela incapacidade, total ou parcial, do pâncreas de produzir insulina. Esta serve de chave para a glicose, principal fonte de energia do organismo. O excesso de glicose parede das artérias e facilita o depósito de gordura nos vasos sangüíneos no sangue escava a

Stress
É um fator que duplica a possibilidade de ocorrência de algum distúrbio cardiovascular. A tensão e a ansiedade intensifi cam a produção de substâncias que danifi cam as artérias.

Cardiopatias - são doenças cardiovasculares (doenças do coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário