Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O darwinismo

No seu livro A Origem das Espécies, publicado em 1859, Charles Darwin explicou a evolução por meio da seleção natural. O processo evolutivo proposto por Darwin pode ser resumido nos seguintes itens:
1.       Todos os organismos apresentam uma elevada capacidade reprodutiva.
2.       Contudo, verifica-se que o número de indivíduos de uma mesma espécie permanece constante, o que só pode ser explicado pela grande mortalidade natural.
3.       A mortalidade decorre da falta de alimento, pois o suprimento alimentar, para qualquer população, não é ilimitado.
4.       A falta dos meios de subsistência gera uma competição, ou seja, uma contínua luta pela vida entre os organismos com as mesmas exigências alimentares.
5.       Em todas as espécies os indivíduos nunca são iguais, exibindo variações que podem ser herdadas.
6.       Em um determinado ambiente, os indivíduos dotados de variações favoráveis estarão mais capacitados a sobreviver do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim, as variações favoráveis são transmitidas para os descendentes e, acumulando-se com o tempo, dão origem a grandes diferenças.
7.       O processo de seleção natural, imposto pelo meio ambiente e prolongado por várias gerações, produz adaptações cada vez mais perfeitas e complexas, determinando, dessa forma, um processo de evolução progressiva.
O ponto positivo do darwinismo é a existência da seleção natural como fator orientador da evolução.
Por que a teoria de Darwin não é completa?
A falha do darwinismo é a não explicação da origem das variações naturais, sobre as quais atua a seleção natural. A natureza das variações só foi explicada pela Genética no inicio do século XX.
O trabalho de Darwin, analisando as provas da evolução e especialmente a teoria da seleção natural, faz dele um dos maiores cientistas de todos os tempos.


Comparação entre as teorias de Lamarck e Darwin
Tanto para Lamarck como para Darwin o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck, o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos; para Darwin, o ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis. Vamos comparar as teorias de Darwin e Lamarck para a explicação do longo pescoço da girafa.
Segundo Lamarck, obrigada a comer folhas e brotos no alto das árvores, a girafa é forçada continuamente a se esticar para cima. Esse hábito, mantido por longos períodos, por todos os indivíduos da raça, resultou no alongamento do pescoço.
Segundo Darwin, existiam girafas de comprimentos de pescoço diferentes. Na luta pela vida, determinada pelo hábito alimentar, as espécies de pescoço longo foram conservadas e as demais eliminadas. Darwin estava certo e Lamarck errado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário