Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Fluxo de Energia nos Seres Vivos

1.       Necessidades energéticas dos seres vivos
Todo ser vivo necessita de energia, que é utilizada para:  1. Construção do organismo;  2. Realização de suas atividades (movimentos, manutenção de temperatura, reações químicas etc.)
Os seres vivos são constituídos por moléculas orgânicas, ou seja, macromoléculas formadas por extensas cadeias de carbono. Quanto maior for a molécula, maior será a quantidade de energia necessária para sintetizá-la e maior será a quantidade de energia nela armazenada e disponível para as necessidades metabólicas do ser vivo.
Como sabemos, toda a energia utilizada pelos seres vivos em da luz solar. Através da fotossíntese, as plantas verdes captam a energia luminosa do sol, transformando-a em energia química contida em alimentos.
O fluxo energético é unidirecional e a matéria é cíclica.
Produtividade primária bruta (PPB)
Produtividade Primária Bruta é a quantidade de compostos orgânicos produzidos pelos vegetais fotossintéticos, por unidade de área e tempo.
Produtividade primária liquida (PPL)
É a produtividade primária bruta menos a quantidade de energia consumida pelo vegetal através da respiração (R).
PPL = PPB – R
Produtividade secundária bruta (PSB)
É a quantidade de energia obtida pelos consumidores primários ao comerem os produtores.
Produtividade secundaria liquida (PSL)
Trata-se da produtividade secundaria bruta menos a energia dispendida na respiração dos consumidores primários .
PSL = PSB – R
Produtividade terciária bruta (PTB)
É a energia obtida pelo consumidor secundário (carnívoro) ao ingerir os herbívoros.
Produtividade terciária liquida (PTL)
É a produtividade terciária bruta menos a energia gasta na respiração dos carnívoros.
Características do fluxo energético
1.       O sol é a fonte de energia para os seres vivos.
2.       A maior quantidade de energia está nos produtores.
3.       À medida que nos afastamos do produtor, o nível energético vai diminuindo.
4.       A energia que sai dos seres vivos não é unidirecional.
Considere a seguinte cadeia alimentar:
Planta ---inseto ---aranha ---ave ---cobra ---gavião
A maior quantidade de energia encontra-se na planta. A energia diminui progressivamente de um nível trófico para a seguinte, e a menor quantidade de energia encontra-se no gavião.
2.       As pirâmides ecológicas
Pirâmides ecológicas são representações gráficas das cadeias alimentares. A pirâmide é construída por uma serie de degraus ou retângulos superpostos, representando os diversos níveis tróficos da cadeia. Existem três tipos de pirâmides: pirâmide de números, pirâmide de biomassa e pirâmide de energia.
Pirâmide de números
A pirâmide de números é edificada com a superposição de retângulos horizontais de mesma altura, sendo o comprimento proporcional ao numero de indivíduos existentes em cada nível trófico. Na pirâmide de números típica, o numero de indivíduos diminui a cada nível trófico . são necessários vários produtores para alimentar um pequeno numero de herbívoros, que, por sua vez, servirão de alimento a um numero menor de carnívoros.
A forma da pirâmide de números pode ser muito variada. Assim, uma árvore pode ser o produtor que nutre numerosos insetos, que servem de alimento a algumas aves. Nesse caso, tem-se a pirâmide com uma base menor.
A pirâmide de números não tem muito valor descritivo porque dá igual importância aos diversos indivíduos, sem considerar o tamanho e o peso.
Pirâmide de biomassas
Na pirâmide de biomassas  é indicada em cada nível trófico, a biomassa dos organismos correspondentes. Por biomassa entendemos a massa orgânica do ecossistema. Geralmente, a pirâmide de biomassas apresenta o vértice voltado para cima.
Mas há exceções encontradas em ecossistemas marinhos, onde o fitoplâncton (algas microscópicas) tem uma biomassa inferior à do zooplâncton (animais microscópicos – protozoários, crustáceos etc.), mas uma velocidade de renovação (reprodução) muito mais rápida.
A pirâmide de biomassas é melhor de que a de números por indicar, para cada nível trófico, a quantidade de matéria viva presente. Contudo, tal pirâmide atribui a mesma importância aos diversos tecidos, embora tenham valores energéticos diferentes; não leva em conta o fator tempo, uma vez que as biomassas podem ter sido acumuladas em alguns dias, como é o caso do fitoplâncton, ou em centenas de anos, como é o caso de uma floresta.
Pirâmide de energia
A melhor representação da cadeia alimentar é a pirâmide de energia, na qual cada nível trófico é representado por um retângulo, cujo comprimento é proporcional à quantidade de energia acumulada por unidade de tempo e de espaço nesse nível. Tal pirâmide apresenta sempre o vértice para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário